Do senso crítico a evolução crítica
A mudança na percepção humana das relações existentes no meio espacial, onde o senso crítico desenvolveu um grande currículo histórico embasado,...O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Resumo
O presente artigo relata uma mudança na percepção humana das relações existentes no meio espacial, onde o senso crítico tanto utilizado nas academias em todo mundo, desenvolveu um grande currículo histórico embasado principalmente" nas ideologias políticas encontradas em várias nações do mundo. Primeiramente esse senso critico é manipulado por vários pensadores glorificados no decorrer dos tempos, hoje os pensadores que relatam ter o senso critico, só fazem a analise dos acontecimentos, assim esse toma-se ultrapassado e o indivíduo tende a desenvolver uma evolução critica, colocar em prática suas intervenções através de movimentos sociais e reivindicações de novas perspectivas de qualidade de vida no mundo.
Palavras Chave
Senso crítico, evolução crítica, ideologia política, percepção e social.
Introdução
O senso crítico é entendido através da capacidade de analisar e discutir problemas inteligente e racionalmente, sem aceitar, de forma automática, suas próprias opiniões ou opiniões alheias, esse indivíduo é dotado de senso crítico, onde segundo Carraher (1983), o pensador crítico não é livre de valores e nem pretende ser. Ele valoriza a coerência, a clareza de pensamento, a reflexão e a observação cuidadosa porque deseja compreender melhor a realidade social, sem o que a ação responsável é condenada ao fracasso.
A percepção crítica é um instrumento de analise vinculado a politicidade, pois para se ter uma visão crítica do meio é necessário um embasamento político, destacando a forma de análise espacial encontrada em um determinado momento e relacionada á situações vivenciadas neste momento, fazendo uma reflexão filosófica da situação, pois segundo Soares ( 2002 ) onde enfoca as relações , que Platão faz entre filosofia e política essas desenvolvem uma percepção interligadas onde a analise e a descrição do meio são desenvolvidas.
O senso crítico e fundamentado através dessas analises filosóficas e políticas. Platão admite que não baste, contudo, somente o envolvimento nas questões que caracterizam o cotidiano para se atingir este estágio político, antes é preciso um gradativo processo de aprofundamento, de modo que se veja claramente onde estão assentadas tais questões.
A questão política é fundamentada através de várias ideologias políticas, essas são de suma importância para a compreensão da relação desenvolvida entre todos os acontecimentos metafísicos do espaço ou do meio, onde a analise e os entendimentos das ideologias políticas resultam numa melhor compreensão do fato crítico de o indivíduo admitir um senso crítico, pois no primeiro momento esse senso crítico foi o ideal de analise, sendo que posteriormente é necessária uma reformulação dessa concepção crítica tendo o indivíduo a necessidade de uma participação mais ativa formando assim uma "Evolução Crítica".
Revolucionar a percepção crítica
O senso crítico é objeto de estudo e de várias situações onde se é descrito ou analisado os acontecimentos do meio e esses necessitam de uma percepção política. No decorrer da história mundial, a questão política é desenvolvida através de vários aspectos, esses se fundamentando e enriquecendo cada vez mais, formando assim ideologias políticas vinculadas às situações econômicas, sociais e culturais de um determinado povo. Segundo Marx e Engels (1845), há diversas maneiras de enfocar a questão ideológica, destacando três características principais; a ideologia como falsa consciência; ideologia como reflexo da infra-estrutura econômica; ideologia como parte orgânica e necessária de todas as sociedades.
A ideologia política está vinculada á uma série de fatores que englobam a relação da percepção das articulações sociais, econômicas e em destaque as situações onde se encontra as relações de poder político, essas compreendidas para um pensador crítico. Crespigny e Cronin (1999) relatam que a ideologia política é enfocada e caracterizada por várias ideologias; o conservadorismo, o liberalismo, o socialismo, o democratismo, o totalitarismo, o nacionalismo. Essas ideologias políticas defendem suas linhas de pensamento vinculadas á questão crítica, pois o pensador crítico deve ter uma concepção das ideologias políticas devido ao senso crítico necessitar de um embasamento político.
Um dos percussores e com uma grande participação no contexto político, o Estado se toma palco de várias articulações, sendo objeto de especulações, tendo primeiramente o papel de controlar as classes sociais, em teoria, mas favorecendo certas classes o que proporcionaram no decorrer da história vários conflitos contra o Estado. Fernandes (1989) descreve a visão de Lenin, onde a revolução se distingue precisamente da situação normal dos interesses dos Estados pelo fato de as questões litigiosas da vida pública serem resolvidas diretamente pela luta das classes e por uma luta das massas que vai até o recurso das armas.
Esses conflitos são o necessário para uma mudança na situação de descaso que o Estado neoliberal tem em relação à sociedade, onde a vinculação do Estado com a sociedade e deixada de lado e as políticas econômicas, sociais, culturais e principalmente humanas são de maneira implícita, privatizadas ou globalizadas, com isso o pensador crítico que tem o senso crítico analisa essas questões mais só o indivíduo que exerce uma evolução crítica participa de movimentos de reivindicações para uma possível melhoria. O senso crítico analisa as condições do Estado Neoliberal, e descreve que no envolver da história o Estado deixa de ser social e exerce uma ruptura com a questão do estado-do-bem-estar-social, deixando a classe proletariada numa situação de derrota econômica e política, devido ao Estado após a II Guerra Mundial implantar uma nova disciplina fabril e uma política salarial injusta. Apesar disso o detentor do senso crítico que realiza a analise deixa essa situação só descrita, nesse momento que esse senso crítico se toma ultrapassada, havendo a necessidade de o indivíduo ir à luta através de sua evolução crítica, ou melhor, colocar em prática o senso crítico.
Considerações Finais
No decorrer da história, o senso crítico teve toda uma evolução tanto nos conceitos como na sua característica, descrevendo e analisando situações embasadas nas correlações existentes na meio espacial. Tanto na filosofia quanto na história e principalmente na geografia e sociologia, o senso crítico exerceu um papel fundamental na ampliação de novos horizontes, desenvolvendo no pensador crítico uma percepção necessária para elevar sua capacidade de raciocínio vinculado a sua humanização.
No momento o senso crítico tornasse normal, por indivíduos relatarem e desenvolverem um pensamento crítico, mas esses pensadores contemporâneos críticos estabilizaram o senso crítico, pois admitem ter uma opinião crítica, mas não conseguem colocar em prática uma metodologia de reversão ou intervenção da situação analisada, nesse momento o senso crítico se torna ultrapassado, agora é preciso exercer ou ter uma "evolução crítica". Essa evolução crítica, primeiramente tem as mesmas fundamentações do senso crítico, mas com uma percepção revolucionária, desenvolvendo a analise das relações num todo e colocando em práticas propostas para uma melhoria dessas relações.
O detentor da evolução crítica tem uma necessidade de participar de movimentos sociais, políticos e principalmente através de sua ideologia política, reivindicar, lutar ou até mesmo morrer para uma mudança nos conceitos da sociedade tradicional, através desses empreendimentos sociais e a multiplicação dos detentores da evolução crítica, a revolução acontecerá e as melhorias viram, pois essa situação de degradação total do meio, e descaso social, não pode continuar.
Referências Bibliográficas
CARRAHER, David W. Senso Crítico: do dia-a-dia às ciências humanas. São Paulo: Pioneira Thomsom Leaming, 2003, p.163.
CRESPIGNY, Anthony de, e CRONIN, Jeremy. Ideologias Políticas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999, p. 140.
FERNANDES, Florestan. Lenin. São Paulo: Ática, 1989, p. 191.
LA URELL, Asa Cristina. Estado e Políticas Sociais no Neoliberalismo. São Paulo: Cortez, 2002, p. 244.
SOARES, Antônio Jorge. Dialética, Educação e Política: uma releitura de Platão. São Paulo: Cortez, 2002, p. 239.
Rogério Madeira, Geógrafo Especialista em Planejamento e Gestão Sócio-ambiental
Publicado por: Rogério Pereira Madeira
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